Barcelona acumula o maior prejuízo em transferências na última década, veja a lista completa
De acordo com um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Estudos de Esportes (CIES), o Barcelona é o clube que mais apresentou...
De acordo com um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Estudos de Esportes (CIES), o Barcelona é o clube que mais apresentou déficits com a transferência de atletas nos últimos dez anos (2014-2023). O time catalão superou outras equipes gigantes do futebol global, como o Chelsea e o Arsenal, angariando um prejuízo de nada menos que 631 milhões de euros.
Os clubes com as piores finanças em transferências
O estudo mostrou que o Barcelona gastou cerca de 1,2 bilhão de euros em transferências de jogadores nesse perído, tendo um retorno de apenas 613 milhões. Isso resulta em um impressionante déficit de 631 milhões de euros.
O Chelsea, por outro lado, aparece em segundo lugar no ranking negativo, com perdas de 482 milhões de euros. Por fim, o Arsenal completa o top 3 com um déficit de 436 milhões de euros.
Outros clubes que também integram essa nada desejada lista incluem o Paris Saint-Germain, com perdas de 410 milhões de euros, e o Manchester United, com um déficit de 328 milhões de euros.
- Barcelona-ESP: 631 milhões de euros
- Chelsea-ING: 483 milhões de euros
- Arsenal-ING: 436 milhões de euros
- Paris Saint-Germain-FRA: 410 milhões de euros
- Manchester United-ING: 328 milhões de euros
- Milan-ITA: 298 Milan AC milhões de euros
- Aston Vila-ING: 256 milhões de euros
- Everton-ING: 251 milhões de euros
- Liverpool-ING: 249 milhões de euros
- Juventus-ITA: 219 milhões de euros
Os clubes com melhores resultados em transferências
Por outro lado, o levantamento apontou também os clubes que apresentaram os maiores lucros com transferências na última década. O líder desse ranking é o Lille, da França, com um lucro de 317 milhões de euros.
O tradicional Ajax, da Holanda, veio em segundo, com ganhos de 317 milhões de euros, e o RB Salzburg, da Áustria, fechou o top 3 com um lucro de 233 milhões de euros.
- Lille-FRA: 386 milhões de euros
- Ajax-HOL: 317 milhões de euros
- RB Salzburg-AUS: 233 milhões de euros
- Monaco-FRA: 218 milhões de euros
- RB Leipzig-ALE: 216 milhões de euros
- Sassuolo-ITA: 208 milhões de euros
- Benfica-POR: 200 milhões de euros
- Atalanta-ITA: 200 milhões de euros
- Eintracht Frankfurt-ALE: 182 milhões de euros
- Sporting-POR: 169 milhões de euros
A metodologia do estudo
O CIES esclareceu que o estudo não leva em consideração as vendas de jogadores formados pelas categorias de base dos clubes, focando apenas nos atletas que foram comprados e posteriormente revendidos.
De acordo com os resultados, fica claro o impacto que as transferências podem ter na saúde financeira dos clubes, tendo em vista os grandes montantes envolvidos nesses negócios. Mesmo clubes tradicionais e com grande poder financeiro, como o Barcelona e o Chelsea, apresentaram prejuízos significativos.
Para mais informações sobre o mundo do esporte, acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas, incluindo YouTube, TikTok, Instagram e Twitter.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)