Copa Libertadores terá segundo estádio mais alto do mundo em 2024
Descubra tudo sobre a Copa Libertadores da América, um dos torneios de futebol mais prestigiados da América Latina. Informações, resultados, história e muito mais. Não perca!
Estamos no ano de 2024 e o futebol sul-americano ganha mais um capítulo histórico nesta terça-feira. O Always Ready, clube boliviano, fará sua estreia na Copa Libertadores da América contra o Sporting Cristal, do Peru. No entanto, uma das principais apostas do time boliviano para esse confronto não está em seus jogadores, mas sim na estrutura que irá recebê-los: o estádio Municipal de El Alto, o segundo campo de futebol mais alto do mundo, situado a 4.090 metros acima do nível do mar.
Localizado na cidade de El Alto, próxima a La Paz, o estádio também conhecido como Municipal de Villa Ingenio só perde em altitude para o estádio Daniel Alcides Carrión, no Peru, que fica a 4.378 metros de altura.
Potencial estratégico: altitude como aliada
No início deste mês, a Conmebol liberou o Always Ready para utilizar o Estádio Municipal de El Alto na competição. Capaz de receber até 25 mil torcedores, e inaugurado em 2017, a promessa é de que a arena seja um ponto de apoio importante para o clube na busca por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
Adaptações necessárias para a competição
Para poder participar do principal torneio de clubes do continente, o clube boliviano teve que substituir o gramado sintético do estádio por grama natural, uma exigência da Conmebol. Outras reformas e melhorias na infraestrutura do estádio e de seu entorno também foram realizadas para garantir o adequado cumprimento das normas.
Um histórico manchado por uma tragédia
Apesar do otimismo em torno da utilização do estádio, vale lembrar que o local tem um histórico trágico. Em 2019, durante uma partida entre Always Ready e Oriente Petrolero pelo campeonato boliviano, o árbitro Victor Hugo Hurtado, de 32 anos, sofreu um mal-estar em campo, foi levado ao hospital e acabou falecendo. Apesar da investigação não ter relacionado diretamente a morte do árbitro à altitude, o caso reacendeu a polêmica sobre a saúde e segurança dos profissionais em jogos realizados em grandes altitudes.
Acompanhe mais notícias como esta em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos esportes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)