Crusoé: “Viver bem significa enfrentar o mundo como ele é”
Autor de livros de sucesso para o leitor 'comum', o britânico Kieran Setiya explica como a filosofia ajuda a lidar com as dificuldades da vida, como dores, luto e solidão...
Autor de livros de sucesso para o leitor ‘comum’, o britânico Kieran Setiya explica como a filosofia ajuda a lidar com as dificuldades da vida, como dores, luto e solidão.
“A autoajuda, de maneira geral, se preocupa com a felicidade individual, com o “sentir-se bem”. Os grandes filósofos morais se interessam pelo significado da boa vida. Fugir da realidade pode ser um caminho para ser feliz. Mas você não dirá que alguém que ficou sempre mergulhado em mentiras e fantasias teve uma boa vida.”
“ Há coisas que talvez precisem mesmo ser dolorosas, como o luto pela perda de uma pessoa amada ou a percepção das injustiças sociais. Viver bem significa enfrentar o mundo como ele é. Dito isso, creio que alguns autores de autoajuda fazem reflexões bem filosóficas. Oliver Burkeman, por exemplo, autor de Quatro Mil Semanas: Gestão de Tempo para Mortais (Objetiva). Na superfície esse é um livro sobre gerenciamento de tempo, mas acho que no fundo ele trata da nossa finitude, de como lidar com o fato que somos mortais. ”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)