Nilson Klava deixa manhãs da GloboNews e vai para Nova York
Emissora ainda não definiu novo âncora do Em Ponto; jornalista deverá substituir Jorge Pontual nos Estados Unidos
A Globo iniciará nas próximas semanas uma nova leva de alterações em seus telejornais. Entre as principais novidades, está mais uma troca na bancada do Em Ponto: Nilson Klava não conseguiu adaptar ao cotidiano de São Paulo, cidade responsável por produzir o telejornal que abre a programação diária da GloboNews, e pediu para deixar o comando do jornalístico.
Ele será transferido para Nova York e atuará como correspondente internacional dos noticiosos do canal de notícias e da TV Globo. Internamente, comenta-se que o jovem substituirá Jorge Pontual.
Nilson Klava e sua mulher vão substituir casal Pontual
O remanejamento de Nilson Klava já é um fato consumado, segundo apurou a reportagem. Ele, por sinal, não irá transferido sozinho para os Estados Unidos: a sua mulher, a também jornalista Gabriela Scalabrini, dará expediente em Nova York como editora de telejornais.
Nos bastidores, não são poucos os que apontam a coincidência de um casal estar sendo deslocado para os Estados Unidos justamente para, possivelmente, ocupar o espaço deixado por um outro casal — a mulher de Jorge Pontual, Ângela, é produtora na cidade de futura residência do casal Klava.
A transferência do âncora do Em Ponto só não foi oficializada pela Globo até o momento por conta de um impasse: a Globo não sabe o que fazer com Jorge Pontual. Funcionário da empresa há 42 anos, ele é um dos mais antigos colaboradores do departamento de Jornalismo ainda em atividade.
Ele está em Nova York desde 1995, quando foi convidado por Evandro Carlos de Andrade (1931-2001) para chefiar o escritório da rede na cidade. Dois anos depois, recebeu uma oferta da emissora para voltar ao Brasil, mas se recusou e acabou criando raízes nos Estados Unidos.
Apagões de Jorge Pontual incomodam cúpula da TV Globo
Pontual completará 80 anos em 2028. É uma marca raríssima para os padrões da maior televisão do país, que costuma aposentar seus profissionais muito antes disso. A cúpula da rede, no entanto, está incomodada com os constantes apagões do correspondente em suas entradas no Jornal da Globo.
Não é raro que ele precise ser socorrido por Renata Lo Prete, responsável por evitar que os problemas do veterano tenham repercussão ainda pior. Há algumas semanas, ela precisou interromper um link às pressas por ter notado que o colega não sabia o que falar ao vivo.
A solução mais honrosa, evidentemente, seria a aposentadoria de Jorge Pontual. No entanto, amigos próximos do jornalista dizem que ele não tem o mínimo interesse de pendurar as chuteiras e que planeja seguir trabalhando enquanto tiver condições para tal.
A Globo, depois da publicação deste texto, se limitou a dizer que Pontual seguirá dando expediente em Nova York. A assessoria da emissora, no entanto, ignorou o pedido de posicionamento sobre a ida de Nilson Klava para a cidade.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)