Globo acusa atriz demitida de enriquecimento ilícito
Maria Zilda Bethlem entrou com ação judicial dizendo que não recebeu dividendos por reprise de novelas da emissora
A Globo acusou Maria Zilda Bethlem de tentar “enriquecer ilicitamente” com a ação judicial movida por ela contra a emissora. No processo, a atriz reclama da falta de repasses adequados por reprises de novelas nas quais atuou e questiona a venda dos títulos a terceiros.
A emissora, por sua vez, afirma que os pagamentos foram feitos corretamente e diz que a ação “beira a má-fé”. Conforme a coluna Outro Canal, as alegações estão na resposta da Globo à Justiça. Na ação, a empresa líder argumenta que Maria Zilda recebeu R$ 218 mil entre 2018 e 2024, e anexou comprovantes dos repasses feitos durante o período.
Globo e Maria Zilda divergem em processo
A atriz, que não trabalha na emissora desde 2016, quando atuou em Êta Mundo Bom, não respondeu aos contatos da publicação. Maria Zilda exigiu que a Globo apresentasse os contratos que autorizariam o uso de sua imagem em reprises e licenciamentos.
Segundo a defesa da emissora, os documentos e recibos de pagamento foram entregues à atriz antes mesmo de qualquer ordem judicial. Parte dos registros foi apresentada por ela própria na petição inicial do processo.
A emissora também refutou a acusação de licenciamento irregular das obras. Para a empresa, todos os contratos assinados pela atriz previam a possibilidade de reexibições, exibições em outras mídias e negociações com terceiros. “Beira a má-fé a afirmação de que as obras audiovisuais teriam sido ‘ilicitamente licenciadas a terceiros’”, afirmou a defesa.
Ação não tem previsão de julgamento
A ação segue em análise no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sem previsão de julgamento. A atriz busca abrir precedente para que outros profissionais do setor possam questionar valores pagos por reprises.
Desde 2020, diversos artistas têm feito reclamações semelhantes nas redes sociais e entrevistas.
Confira mais notícias sobre mídia e entretenimento no TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)