Vendas do comércio crescem 0,6% em novembro de 2021
As vendas do comércio registraram alta de 0,6% em novembro de 2021 em comparação com outubro, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado positivo, o varejo teve uma retração de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2020. No acumulado do ano, a expansão é de apenas 1,9%...
As vendas do comércio registraram alta de 0,6% em novembro de 2021 em comparação com outubro, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do resultado positivo, o varejo teve uma retração de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2020. No acumulado do ano, a expansão é de apenas 1,9%.
Cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram taxas negativas em novembro. Apesar das quedas, o varejo registrou alta, principalmente, pelo crescimento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%). Também avançaram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%).
“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Já o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos recuou 2,3%, assim como o de tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), combustíveis e lubrificantes (-1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%). O indicador de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda de 0,1%.
“Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”, afirmou Santos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)