Teto de gastos é uma ‘promessa de seriedade’, diz Guedes
Em cerimônia no Planalto, Paulo Guedes voltou a defender o respeito ao teto de gastos como uma "promessa de seriedade" do governo com as finanças públicas...
Em cerimônia no Planalto, Paulo Guedes voltou a defender o respeito ao teto de gastos como uma “promessa de seriedade” do governo com as finanças públicas.
“O teto foi colocado lá exatamente para bloquear a possibilidade de irresponsabilidade fiscal, o passado de hiperinflação, o passado da moratória. Se nós não assumirmos o Orçamento público, você tem que colocar um teto. O teto é uma trava que pressupõe a incapacidade da classe política de trabalhar seus próprios orçamentos. É uma abdicação da essência e função mais nobre da política, que é controlar seus orçamentos.”
Ao lado de Bolsonaro, o ministro da Economia afirmou que o governo precisa conter as despesas para “recuperar espaço” para investimentos públicos.
“Se os orçamentos são incontroláveis por erros passados, porque indexamos tudo, vinculamos tudo, o teto é um default. ‘Olha, não aguento mais, não sei o que fazer, boto um teto’. Agora, um teto sem as paredes e com o piso subindo, é uma questão de tempo. Vai ter um momento em que nós vamos ter de enfrentar isso, travar o piso e recuperar espaço para os investimentos públicos. Enquanto isso não houver, o teto é indispensável. É como se fosse uma promessa de seriedade.”
Logo depois de Guedes fazer mais uma defesa pública do teto de gastos, Bolsonaro reafirmou que está muito “ligado” ao ministro, em uma tentativa de afastar os rumores da demissão de Guedes.
Como mostramos, o presidente fez um “voto de confiança” ao ministro da Economia. Na segunda (17), os dois se reuniram no Planalto, e Bolsonaro afirmou que não desrespeitará o teto de gastos.
Por outro lado, o presidente reforçou que Guedes precisa conseguir R$ 5 bilhões para investimentos em obras este ano, além de avançar com a PEC do pacto federativo e a reforma tributária, que devem abrir espaço no Orçamento com a contenção das despesas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)