Taxa de juros: “Há espaço para cortar 0,5 ponto percentual, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mandou um claro recado ao Banco Central. Ele espera uma redução de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do Comitê de Política...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mandou um claro recado ao Banco Central. Ele espera uma redução de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Haddad defende que a taxa neutra para o país seria “abaixo de 5%”. O ministro, como adiantou O Antagonista, afirma que o Banco Central tem condições de promover cortes de meio ponto percentual a cada reunião do colegiado até o fim do mandato de Roberto Campos Neto.
“O desemprego está em queda, mas não devemos nos iludir com isso. Apesar de o nível de desemprego estar abaixo da média dos últimos anos para o mês, já dessazonalizada, a economia está em um processo de desaceleração por conta do juro real na casa de 10%, o que é quase o dobro do país que mais paga juros depois do Brasil. Está mais do que na hora de nós alinharmos a política fiscal e a monetária para o país voltar a sonhar com dias melhores”, comentou.
A declaração foi dada no escritório do Ministério da Fazenda na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (28).
“O espaço para o corte é real, concreto e deve ser aproveitado e pode inaugurar um tempo de crescimento sustentável no Brasil”, concluiu.
A fala de Haddad ocorre às véspera da reunião do Copom, em 1º e 2 de agosto. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. O patamar é o mesmo desde agosto de 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)