Sergio Moro: “A principal causa do fracasso econômico brasileiro”
Sergio Moro, em sua coluna na Crusoé, tratou do principal motivo para o nosso atraso pavoroso: o descalabro institucional. Não é um tema que atraia o eleitorado, mas o Brasil não tem a menor chance de funcionar sem consertar isso. Leia um trecho: “A falta de enfoque no fortalecimento das instituições tem sido o principal erro do Brasil nas últimas décadas...
Sergio Moro, em sua coluna na Crusoé, tratou do principal motivo para o nosso atraso pavoroso: o descalabro institucional. Não é um tema que atraia o eleitorado, mas o Brasil não tem a menor chance de funcionar sem consertar isso.
Leia um trecho:
“A falta de enfoque no fortalecimento das instituições tem sido o principal erro do Brasil nas últimas décadas. Sim, decisões econômicas equivocadas comprometeram o crescimento do Brasil, como as que geraram a grande recessão de 2014-2016 ou a estagnação econômica atual. Mas a principal causa do fracasso econômico brasileiro – e esta é mais antiga – consiste na fragilidade de nossas instituições e na sua subordinação ao arbítrio. Esse é um dos motivos pelos quais é certo que um novo e eventual governo Bolsonaro ou um novo e eventual governo Lula estariam fadados ao fracasso na gestão da economia. Ambos estão irremediavelmente comprometidos com o enfraquecimento das instituições, por uma mistura de irracionalismo, patrimonialismo e corrupção, em níveis variados em um e outro caso. Nenhum deles pode oferecer o que o Brasil realmente precisa, a melhoria da qualidade das nossas instituições”.
Assine a Crusoé e leia aqui a coluna completa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)