Rioprevidência aprovou aportes ao Master em modo turbo
PF aponta credenciamento relâmpago e falta de controles em aporte de quase 1 bilhão de reais; ex-presidente foi preso na terça-feira, 3
A Polícia Federal aponta que o Rioprevidência autorizou aportes milionários no Banco Master em tempo recorde e sem consulta aos órgãos técnicos. A operação expôs um esquema que agora é investigado por possíveis crimes contra o sistema financeiro.
Segundo reportagem de O Globo, o Rioprevidência credenciou o banco em outubro de 2023 e, quinze dias depois, liberou o primeiro aporte de 100 milhões de reais sem nenhuma análise do comitê de investimentos.
Em menos de um mês, o processo inteiro foi concluído. Entre novembro de 2023 e julho de 2024, o fundo aplicou cerca de 970 milhões de reais em letras financeiras do Master, totalizando mais de 1 bilhão de erais em investimentos de alto risco.
De olho no peixe
Na terça-feira, 3, a PF prendeu o ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes, na segunda fase da chamada Operação Barco de Papel.
A corporação aponta que Antunes acelerou o credenciamento e ignorou determinações anteriores do Tribunal de Contas do Estado que recomendavam cautela. Autoridades suspeitam de gestão fraudulenta, corrupção passiva e associação criminosa.
O Banco Central liquidou o Master em novembro de 2025, deixando em aberto a possibilidade de os recursos aplicados não serem recuperados.
Letras financeiras são títulos de alto risco e não contam com cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que pode ampliar o rombo no patrimônio previdenciário dos servidores.
Em resposta, o Rioprevidência afirma que todos os investimentos seguiram a legislação vigente e que os pagamentos de aposentadorias estão garantidos. O fundo ressaltou que uma decisão judicial determinou retenção de cerca de R$ 970 milhões para proteger o patrimônio dos segurados.
Leia mais: PF apreende carros de luxo e bens de diretores do Rioprevidência
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcosrainho.mr@Gmail.com
04.02.2026 14:01MAIS UM GOLPE DE CORRUPTOS CONTRA OS APOSENTADOS DO RIOPREVIDÊNCIA. CADEIA NELES.