Quanto valem as marteladas de Tarcísio?
Governador de São Paulo teria anunciado internamente a ampliação de suas metas financeiras para privatizações e concessões até 2026
Tarcísio de Freitas (Republicanos, ao centro na foto) anunciou internamente a ampliação de suas metas para privatizações e concessões ao longo do mandato de governador de São Paulo, informa o portal Uol.
De acordo com reportagem de Raquel Landim, o governador estabeleceu como objetivo alcançar 500 bilhões de reais em investimentos até dezembro de 2026, por meio da realização de 25 leilões e contratos firmados — a meta anterior de 400 bilhões reais.
Até o momento, o governo assegurou 340 bilhões de reais. A nova projeção foi feita a partir dos valores mais altos que o esperado alcançados em alguns projetos, com o da concessão da Sabesp.
Mobilidade, água, energia e social
Já estão agendados os leilões da rodovia Nova Raposo, para 28 de novembro, e do Alto Tietê Trens Urbanos, previsto para março de 2025. Os projetos já qualificados abrangem quatro eixos principais: mobilidade, recursos hídricos e energia, além da área social.
Essas iniciativas vão desde estradas e sistemas ferroviários até infraestrutura hídrica e educação. Entre as propostas sociais recentemente licitadas estão a loteria estadual e a infraestrutura para novas escolas, alvo de protestos e questionamentos judiciais.
Ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio transformou as concessões e privatizações em pilar de sua administração em São Paulo, e já ficou famoso por suas marteladas nos leilões públicos.
Enel
A reportagem do Uol destaca que pesquisa Datafolha indicou em 2023 um crescimento no apoio popular à venda de empresas estatais, apesar de a maioria ainda manifestar relutância sobre as privatizações.
A bandeira foi machucada recentemente pelos apagões em São Paulo, cuja responsabilidade recaiu sobre a Enel, concessionária responsável pela energia na capital paulista.
Tanto Tarcísio quanto o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se posicionaram com duras críticas à empresa.
2026
Tarcísio tem dito que não pretende disputar a presidência em 2026, mas, com Bolsonaro inelegível até 2030, seu nome não sai da lista de presidenciáveis considerados para substituir o ex-presidente na próxima disputa pelo Palácio do Planalto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)