Produção industrial aqui e emprego nos EUA movimentam ativos
No campo político, a discussão sobre meta fiscal ganhou mais força após decisão de Pacheco de manter desconto previdenciário para município
A agenda econômica desta quarta-feira, 3, se concentra nos números da produção industrial local em fevereiro. De acordo com as expectativas do mercado, o setor deve ter crescido 0,2% em fevereiro, contra uma retração de 1,6% em janeiro. Na leitura anual, o avanço deve somar 5,7%, na comparação com 3,6% do levantamento anterior.
Além disso, dados de emprego do ADP devem apontar a criação de 150 mil novas vagas no setor privado nos Estados Unidos em março, contra 140 mil registradas em fevereiro. Se confirmado o consenso dos economistas, o número reforça a resiliência do mercado de trabalho americano e deve pressionar as expectativas sobre o início do ciclo de cortes da taxa básica de juros americana.
Equipe econômica procura saída para decisão de Pacheco
No campo político, os próximos dias devem ser marcados pela movimentação do Ministério da Fazenda para tentar driblar a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de deixar caducar o trecho da MP (Medida Provisória) 1202 que acabava com o desconto da contribuição previdenciária dos municípios com população abaixo de 156 mil habitantes.
As estimativas da equipe econômica são de que a manutenção da medida, aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, deve gerar uma perda de arrecadação da ordem de 10 bilhões de reais. A quantia se soma às dificuldades do governo para alcançar a meta de zerar o déficit primário ainda este ano.
Durante a apresentação do plano plurianual 2024-2027, a ministra Simone Tebet, Planejamento e Orçamento, admitiu que a mudança nas metas fiscais deste e do próximo ano ainda estão na pauta. “O que eu posso adiantar é que está na mesa a discussão da meta de 24 (zerar o déficit) e 25 (alcançar superávit 0,5% do PIB)”, afirmou.
Opep deve manter cortes na produção de petróleo
A Opep+ (Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo e Aliados) deve confirmar ainda nesta quarta-feira, 3, a manutenção dos cortes de produção. Ainda sobre a commodity, o Departamento de Energia dos EUA divulga o nível dos estoques da matéria-prima.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)