Presidente do BC diz que furar teto acabaria com compromisso de não subir juros
Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a autoridade monetária retirará imediatamente seu compromisso de não subir os juros no caso de violação do teto de gastos...
Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a autoridade monetária retirará imediatamente seu compromisso de não subir os juros no caso de violação do teto de gastos.
As declarações foram transmitidas à Folha por três fontes que participaram de uma palestra virtual com Campos, promovida pelo banco JP Morgan.
Segundo o presidente do BC, ao dizer em sua ata que a orientação futura para os juros é condicionada à manutenção do atual regime fiscal, o Copom se referiu especificamente à regra do teto —que limita o crescimento das despesas do governo à variação da inflação.
Na avaliação de outro participante do evento, o BC deixou explícito que recorrer a “malabarismos” —como o uso de precatórios para financiar novos gastos, proposto por governistas para financiar o Renda Cidadã— também equivale a furar o teto de gastos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)