Prates só fica na Petrobras de asinhas cortadas, defende ministro
Ministro conversou com Lula sobre o assunto e propôs ajustes no comportamento de Prates para manutenção dele à frente da estatal
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem conversado com o presidente Lula sobre a permanência de Jean Paul Prates à frente da Petrobras.
De acordo com pessoas próximas ao Planalto, mesmo com o cancelamento de uma reunião entre o petistas e ministros para discutir a crise na petroleira, Silveira teria falado com o presidente por telefone e defendido a permanência de Prates no cargo, mas com condições.
A longevidade do atual presidente da estatal na posição estaria condicionada a uma mudança de comportamento.
Entre as principais críticas está o que é visto por parte do governo como a postura subserviente de Prates ao mercado financeiro, que ficou exacerbada na abstenção dele durante as discussões sobre a distribuição de dividendos extraordinários no Conselho de Administração da estatal.
Silveira reclama ainda da sabotagem de Prates contra a pauta de biocombustíveis no Congresso Nacional. O presidente da Petrobras estaria tumultuando as discussões do PL (Projeto de Lei) dos “combustíveis do futuro”, com a insistência da inclusão do diesel co-processado.
Outro ajuste seria a adesão de Prates às pautas do governo no Conselho de Administração da Petrobras. Atualmente, é visto como um elemento contrário aos conselheiros indicados pela União.
Além disso, o ministro teria externado insatisfação com o empenho de Prates no cumprimento do plano de investimentos aprovado, deixando de segurar as pautas de aumento de refino e de oferta de gás e fertilizantes.
A expectativa é que Lula se posicione sobre a permanência de Prates na Petrobras nos próximos dias. Na semana passada, rumores apontavam para Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como principal nome para substituir o atual presidente da estatal ou assumir o comando do Conselho de Administração da petroleira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)