PIB cresce 1,4% no segundo trimestre
O setor de serviços e a indústria registraram avanços de 1% e 1,8%, respectivamente, enquanto a agropecuária recuou 2,3%
O PIB do Brasil cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 na comparação com o primeiro trimestre do ano. Os dados foram publicados nesta terça-feira, 3, pelo IBGE.
Pela ótica da produção, o setor de serviços e a indústria registraram avanços de 1% e 1,8%, respectivamente, enquanto a agropecuária recuou 2,3% no período.
O Produto Interno Bruto totalizou 2,9 trilhões de reais no segundo trimestre.
Em relação ao segundo trimestre de 2023, o PIB avançou 3,3%. Indústria e serviços cresceram 3,9% e 3,5%, respectivamente, no período, enquanto a agropecuária recuou 2,9%.
PIB por setor
Indústria
A indústria, setor com melhor desempenho no trimestre avaliado, foi impulsionada pelos resultados positivos das atividades de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, com avanço de 4,2%; construção, 3,5%; e indústrias de transformação, 1,8%.
Por outro lado, houve queda de 4,4% no desempenho das indústrias extrativas.
Serviços
Em serviços, o IBGE verificou altas em atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados 2,0%; informação e comunicação, 1,7%; comércio, 1,4%; transporte, armazenagem e correio, 1,3%; administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, 1,0%; atividades imobiliárias, 0,9%; e outras atividades de serviços, 0,8%.
As despesas de consumo das Famílias e do Governo cresceram 1,3% cada, enquanto a formação bruta de capital fixo subiu 2,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Quanto ao setor externo, as exportações de bens e serviços avançaram 1,4% e as importações de bens e serviços, 7,6%.
Agropecuária
Único setor a recuar, a agropecuária teve o desempenho prejudicado em função da seca.
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, as condições climáticas adversas ocasionaram um recuo na produção esperada de soja e milho.
“Isso fez com que a Agropecuária recuasse nas comparações com e sem ajuste sazonal, e acumulasse variação nula (0,0%) nos últimos 12 meses”, disse o IBGE.
PIB acumula alta em quatro trimestres
O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2024 cresceu 2,5%.
Nessa comparação, o IBGE registrou altas na indústria (2,6%) e nos serviços (2,6%) e estabilidade na Agropecuária (0%).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)