Petrobras: se fosse devagar, iria mais longe
A Petrobras implementou o PPI (preço de paridade internacional) em 2016, durante a presidência de Pedro Parente. Tal medida permitiu que a companhia não só diminuísse as dívidas, que eram gigantescas, como pudesse chegar aos dias de hoje e entregar lucro para o governo e seus acionistas minoritários...
A Petrobras implementou o PPI (preço de paridade internacional) em 2016, durante a presidência de Pedro Parente. Tal medida permitiu que a companhia não só diminuísse as dívidas, que eram gigantescas, como pudesse chegar aos dias de hoje e entregar lucro para o governo e seus acionistas minoritários. Entretanto, essa mesma mudança, que permitiu que a Petro se tornasse um negócio sustentável, é também o motivo da grande tensão que fez com que o presidente José Mauro Coelho renunciasse hoje, dia 20, ao seu cargo.
Essa troca na presidência da companhia, assim como a última, de Joaquim Luna, mostra que os constantes aumentos nos preços dos combustíveis estão incomodando. Desta vez, o presidente durou cerca de dois meses no cargo e saiu logo após anunciar um reajuste de 5% na gasolina e de 14% no diesel.
A questão é que, sim, é importante para a companhia manter a paridade para dar continuidade ao trabalho de sua melhoria —mas também é importante saber que, dado o contexto político e econômico mundial, fazer isso da forma que foi feito gera, em minha análise, mais riscos para a companhia do que benefícios.
Temo por dois fins para essa história: a total ruptura do PPI por meio de uma intervenção direta e/ou o aumento dos impostos sobre ela, em uma intervenção indireta. Nesse segundo caso, pode inclusive acontecer como foi com os bancos: um aumento abre precedente para outro e, quem sabe, para outras empresas que também estão gerando lucros recorde no período, como as exportadoras.
Nícolas Merola, analista CNPI na Inv Publicações
Nota: se você opera no mercado de ações e quer ter ganhos consistentes (na alta ou na baixa do mercado)… conheça uma estratégia criada para proteger sua carteira das oscilações da Bolsa e que pode gerar ganhos de forma recorrente. Clique aqui e saiba mais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)