“O público 50+ é uma grande oportunidade de investimento”
São mais de 1,6 trilhão de reais gastos anualmente e mais de 18 milhões de viagens por ano pela população com 50 anos ou mais
O co-CEO da Pastore Turismo, Rodrigo Pastore, aponta que a população com idade acima de 50 anos é responsável por cerca de 20% do consumo total no país e movimenta mais de 1,6 trilhão de reais anualmente.
“Os dados mostram que esse público, no geral, tem mais dinheiro para viajar, até porque tiveram mais tempo para construir patrimônio, e essas pessoas gostam de gastar em experiência”, diz Rodrigo Pastore, destacando que essa população realiza cerca de 18 milhões de viagens por ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
De acordo com o Censo 2022, esta parcela deve ganhar ainda mais espaço no futuro, caso o movimento iniciado nos últimos anos se prolongue. O índice de envelhecimento (que indica a razão entre o grupo de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos), por exemplo, tem aumentado constantemente. Em 2022, este número chegou a 55,2, o que significa que há 55 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos.
A operadora liderada por ele é uma das que apostou na mudança e está focada em atender esse público. De acordo com Rodrigo Pastore, essa é uma tendência para o futuro e que deve ser cada vez mais relevante. “Esse público é mais exigente e prefere gastar um pouco mais para ter voos sem escala ou com paradas mais curtas, por exemplo, além de acomodações e restaurantes de ótima qualidade”, destaca.
Esse é um dos assuntos tratados no episódio 21 do Sala Antagonista, que recebeu o co-CEO da Pastore Turismo para uma conversa com o jornalista Rodrigo Oliveira. Embora, o sistema público lute para ajustar benefícios e infraestrutura para atender uma população cada vez mais velha, a iniciativa privada está se reorganizando para criar soluções lucrativas para a nova realidade.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, um bate-papo com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
De onde vieram? Como enfrentaram os fracassos e as dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar para saber como navegar neste universo.
“O público 50+ é uma grande oportunidade de investimento”
São mais de 1,6 trilhão de reais gastos anualmente e mais de 18 milhões de viagens por ano pela população com 50 anos ou mais
O co-CEO da Pastore Turismo, Rodrigo Pastore, aponta que a população com idade acima de 50 anos é responsável por cerca de 20% do consumo total no país e movimenta mais de 1,6 trilhão de reais anualmente.
“Os dados mostram que esse público, no geral, tem mais dinheiro para viajar, até porque tiveram mais tempo para construir patrimônio, e essas pessoas gostam de gastar em experiência”, diz Rodrigo Pastore, destacando que essa população realiza cerca de 18 milhões de viagens por ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
De acordo com o Censo 2022, esta parcela deve ganhar ainda mais espaço no futuro, caso o movimento iniciado nos últimos anos se prolongue. O índice de envelhecimento (que indica a razão entre o grupo de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos), por exemplo, tem aumentado constantemente. Em 2022, este número chegou a 55,2, o que significa que há 55 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos.
A operadora liderada por ele é uma das que apostou na mudança e está focada em atender esse público. De acordo com Rodrigo Pastore, essa é uma tendência para o futuro e que deve ser cada vez mais relevante. “Esse público é mais exigente e prefere gastar um pouco mais para ter voos sem escala ou com paradas mais curtas, por exemplo, além de acomodações e restaurantes de ótima qualidade”, destaca.
Esse é um dos assuntos tratados no episódio 21 do Sala Antagonista, que recebeu o co-CEO da Pastore Turismo para uma conversa com o jornalista Rodrigo Oliveira. Embora, o sistema público lute para ajustar benefícios e infraestrutura para atender uma população cada vez mais velha, a iniciativa privada está se reorganizando para criar soluções lucrativas para a nova realidade.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, um bate-papo com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
De onde vieram? Como enfrentaram os fracassos e as dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar para saber como navegar neste universo.