Nubank: piquenique no vulcão?
A atividade de crédito é muito complexa no Brasil e já levou um grande número de bancos à falência, como ocorreu com o Banco Nacional e o Bamerindus. As dificuldades por aqui fizeram com que grandes instituições financeiras globais, como o HSBC...
A atividade de crédito é muito complexa no Brasil e já levou um grande número de bancos à falência, como ocorreu com o Banco Nacional e o Bamerindus. As dificuldades por aqui fizeram com que grandes instituições financeiras globais, como o HSBC, deixassem o país.
Mais recentemente, novas instituições entraram neste mercado de crédito e a principal delas talvez seja o Nubank, capitalizado no IPO (oferta primária de ações) na Bolsa americana, em dezembro de 2021. Com a oferta pública, na qual foram vendidas 289 milhões de ações a 9 dólares cada, houve captação de 2,6 bilhões de dólares, ou aproximadamente 14,5 bilhões de reais, e o banco roxo entrou para o grupo dos maiores credores brasileiros.
Com a captação no mercado já retratada na divulgação das demonstrações financeiras de dezembro de 2021, o banco aparece com um patrimônio líquido de 24,6 bilhões de reais. O montante divulgado pelo Nubank o transformou nasétima maior instituição financeira do Brasil, em termo de valor patrimonial.
Com isso, o banco passou de patamar. Anteriormente, a principal missão era aumentar sua base de clientes, e ela teve muito sucesso ao isentar os consumidores de tarifas que os bancos tradicionais cobravam. Dessa forma, o Nubank atingiu o número de 59,6 milhões de clientes.
Agora, com um balanço mais robusto e um número considerável de correntistas, ele pode partir para a principal atividade bancária de forma mais arrojada. A grande questão é: será que o Nubank será bem-sucedido nesta etapa?
Nós fomos analisar os números reportados e buscamos entender um pouco mais das políticas adotadas pela companhia para esse segmento de atuação.
Hoje, o principal produto é o cartão de crédito, como informou uma das fundadoras do banco, Cristina Junqueira, em entrevista concedida ao programa Roda Viva. Como ela disse, o banco tem uma política que busca evitar que seus clientes fiquem no chamado crédito rotativo (quando o deixam de pagar o cartão de crédito nos bancos tradicionais, usualmente eles caem nesse tipo de produto) por ser um tipo caro de crédito ao cliente.
Segundo Cristina, cerca de 25% dos usuários de cartão de crédito no Brasil estão nesse segmento, enquanto no Nubank apenas 3% utilizam o chamado crédito rotativo.
Aparentemente, analisando o balanço da instituição financeira, a alternativa encontrada para que o cliente não caísse nessa situação foi a seguinte: o banco realiza uma negociação com ele, que estaria inadimplente no cartão, para adquirir outro produto, mais barato, o chamado crédito pessoal.
O problema para quem analisa a empresa é que, ao ler o balanço, sem o conhecimento dessa política, pode-se ignorar que a possibilidade da inadimplência do crédito concedido via cartão tenha uma taxa superior à reportada de 4,1%, patamar comparável com o Itaú, que exibe o maior índice de sucesso nesse tipo de operação no Brasil.
Já sabendo disso, cabe analisar o desempenho da carteira de crédito pessoal, que tem um nível de provisionamento bem mais elevado, na casa dos 18%. Isso pode ocorrer porque os clientes que iriam ficar inadimplentes no cartão podem ter sido migrados para essa categoria de crédito pessoal. Dessa forma, o banco também acaba retardando a necessidade de provisionamento da carteira. Como a companhia criou um modelo de crédito para seu cliente, a nova dívida começa com prazo zero de atraso. Isso pode demorar de 30 a 90 dias para aparecer no radar dos critérios de provisão para devedores duvidosos estabelecidos pelo Banco Central.
Diante desse quadro, para termos convicção da qualidade do crédito do Nubank, é preciso aguardar um pouco mais, uma vez que, como sua capitalização é recente, esses dados de inadimplência podem estar represados.
Conclusão
Com sua estratégia de redução de tarifas, o Nubank conseguiu angariar 59,6 milhões de clientes, chamou a atenção do mercado e conseguiu realizar um IPO internacional, captando 14,5 bilhões de reais, o que permitiu que o banco entrasse de forma mais arrojada para uma segunda etapa da atividade bancária, a concessão de crédito.
O modelo de concessão de crédito adotado, no entanto, é diferente do dos bancos tradicionais, principalmente via cartão, o que implica mais tempo para que verificar se houve sucesso ou não.
Seguiremos acompanhando a divulgação dos balanços.
João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações
Nota: é mais provável uma empresa de menor porte dobrar de valor do que uma companhia consolidada no seu segmento de atuação (e que já vale bilhões de reais) multiplicar seu valuation. Essa é a ESTRATÉGIA por trás do investimento em “small caps” — ações desse tipo presentes na Bolsa de Valores e que têm alto potencial de valorização. João Abdouni, analista financeiro certificado (CNPI), desenvolveu um método para você se posicionar AGORA, fazendo alocações nas “futuras gigantes” da Bolsa. Clique aqui para aproveitar essa estratégia, dentro da série Premium Caps, da casa de análise independente Inv.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)