Ministro de Lula minimiza apagão: “Episódio pontual”
Apagão foi registrado em pelo menos 21 estados e no Distrito Federal
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD, foto), minimizou o apagão registrado durante a madrugada desta terça-feira, 14, dizendo que tudo não passou de um “episódio pontual”.
Em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, do Canal Gov, Silveira disse que não falta energia no Brasil.
“É importante que a população entenda o que que acontece nesse momento. Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia.
Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre lembra daqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia. Nós inclusive robustecemos o nosso sistema de transmissão com 70 bilhões de linha de transmissão que nós contratamos. Estamos com obra em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga que é o Sudeste e também ligamos Manaus a Boa Vista.
Então nós temos mais segurança energética, mas é um episódio pontual, que a ONS deu pronta a resposta graças ao moderno sistema do nosso Operador Nacional [do Sistema Elétrico].”
O apagão
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou nesta terça-feira, 14, uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a madrugada, provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica.
O apagão foi registrado em pelo menos 21 estados e no Distrito Federal.
A ocorrência foi registrada às 0h32.
Foi registrada a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Segundo o ONS, a falha ocorreu devido a um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, “desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões”.
No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
“Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC- Esquema Regional de Alívio de Carga. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW”, afirmou o ONS em comunicado.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico disse ter iniciado uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões assim que identificou a situação.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Liana
14.10.2025 11:59Pontualmente em 8 estados e o Distrito Federal. Pontual grande esse