Meirelles afirma que teto de gastos contribuiu para o crescimento do PIB
Henrique Meirelles, assessor econômico do governador João Doria (PSDB-SP), disse nesta quinta-feira (13) que a criação do teto de gastos foi essencial para a recuperação do crescimento econômico após a crise de 2015 e 2016. Em entrevista à Folha, Meirelles afirmou que a regra fiscal impede um descontrole maior das contas públicas...
Henrique Meirelles, assessor econômico do governador João Doria (PSDB–SP), disse nesta quinta-feira (13) que a criação do teto de gastos foi essencial para a recuperação do crescimento econômico após a crise de 2015 e 2016.
Em entrevista à Folha, Meirelles afirmou que a regra fiscal impede um descontrole maior das contas públicas.
“Mesmo agora, com algumas despesas sendo colocadas para fora do teto, o que eu acho negativo, o teto impede um descontrole maior. Sem ele, estaríamos no mesmo regime de expansão insustentável. Portanto, acho extremamente positivo”, disse.
Segundo ele, quem defende a tese de que o teto de gastos impede o aumento dos investimentos públicos esquece que o Brasil precisa reajustar as contas públicas para recuperar a capacidade de investir.
“A visão de que a despesa pública aumenta a atividade é ultrapassada. Isso acontece até determinados limites de endividamento público. Principalmente em países emergentes, o aumento das despesas públicas após determinado ponto traz um aumento do risco da inadimplência do setor público e, portanto, uma quebra dos investimentos privados”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)