Lula volta a tumultuar debate econômico Lula volta a tumultuar debate econômico
O Antagonista

Lula volta a tumultuar debate econômico

avatar
Rodrigo Oliveira
4 minutos de leitura 12.03.2024 08:09 comentários
Economia

Lula volta a tumultuar debate econômico

Em entrevista na noite de terça-feira, petista voltou a atacar o presidente do BC e defender redução de dividendos da Petrobras

avatar
Rodrigo Oliveira
4 minutos de leitura 12.03.2024 08:09 comentários 0
Lula volta a tumultuar debate econômico
Foto: Lula Marques/Agência PT

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro, que será divulgado às 9h, pode afetar as expectativas para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) na próxima quarta-feira, dia 20.

Economistas, analistas e investidores ainda se dividem sobre qual a postura a ser adotada pelo colegiado para os movimentos futuros da política monetária. A polêmica gira em torno da manutenção da expressão “redução de mesma magnitude nas próximas reuniões” (que indica dois cortes de 0,5 ponto percentual nos encontros seguintes).

Parte do mercado acredita que o colegiado pode mudar a linguagem para o singular, o que seria entendido como um indicador de que a autoridade monetária pretende reduzir o ritmo de cortes da Selic, o que levaria a uma taxa básica de juros mais alta que o antecipado no fim do ano.

Em entrevista ao SBT, na noite de segunda-feira, 12, Lula colocou mais lenha na fogueira cobrando mais agilidade do Banco Central na redução dos juros. De acordo com o petista, “não existe nenhuma explicação econômica” para o patamar da taxa Selic atual a não ser “a teimosia do presidente do Banco Central”.

A expectativa para a inflação, no entanto, é de aceleração em fevereiro para 0,79%, contra 0,42% em janeiro. Se o dado trouxer uma pressão inflacionária acima do esperado, é possível que parte do mercado comece a apostar em uma mudança na comunicação do Copom como sinalização de redução no ritmo de cortes.

(*Atualização 9h30: O IPCA ficou em 0,83% para fevereiro confirmando um pouco mais de pressão sobre os preções que o esperado. No entanto, a inflação de serviços, dado que tem sido acompanhado com atenção pelo BC, arrefeceu, o que deve reforçar a visão de manutenção da velocidade de redução da Selic)

Dividendos da Petrobras

Além diso, os negócios domésticos continuam reagindo à polêmica envolvendo a distribuição de dividendos da Petrobras. Em reunião entre o presidente Lula, os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) e o presidente da Petrobras, Jeanl Paul Prates, não houve mudança sobre o tema.

Em entrevista após o encontro, Silveira e Haddad sinalizaram que o excedente de lucro ainda poderá ser distribuídos, em parte ou na totalidade, “em algum momento”. Além disso, os ministros também anunciaram que o Ministério da Fazenda terá um assento no Conselho da petroleira.

Alteração na meta fiscal?

Outro ponto importante para o dia é a discussão sobre a meta fiscal. De acordo com técnicos do governo ouvidos pela revista Exame, a equipe econômica estimará um déficit fiscal equivalente a 0,25% do PIB (Produto Interno Bruto) no relatório bimestral de receitas e despesas, que será divulgado no dia 22, o que pode adiar ainda mais a alteração na meta para evitar as penalidades previstas no arcabouço fiscal para a fracasso em alcançar o objetivo.

Atualmente, o mercado estima que o ano deve se encerrar com as contas do governo apresentando um déficit primário próximo a 0,7% do PIB.

Agenda Econômica

Além disso, estão previstos para esta terça-feira, 12, a divulgação do Boletim Focus às 8h25 e o balanço de Energisa após o fechamento do mercado.

No cenário internacional, do CPI de fevereiro na Alemanha há poucas horas veio em linha com as estimativas dos economistas.

Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor deve apresentar um avanço de 0,4% em fevereiro, acelerando levemente em relação a janeiro (+0,3%). Na comparação anual, espera-se um aumento de 3,1%, repetindo o resultado do mês anterior. O núcleo do CPI deve ter um ganho mensal de 0,3%, enquanto a alta anual seria de 3,7%, abaixo do registrado em janeiro (3,9%).

No Japão, o presidente do BoJ (Banco do Japão), Kazuo Ueda, enviou mais um sinal de que a era dos juros negativos está prestes a acabar ao afirmar que, embora algumas estatísticas ainda mostrem sinais de fraqueza, a economia japonesa continua se recuperando gradualmente. Especula-se que o BoJ possa elevar as taxas de juros já na próxima reunião, encerrando assim um longo período de política ultraflexível.

Esportes

Onde assistir Juventude x Athletico-PR: confira detalhes da partida

28.04.2024 13:00 2 minutos de leitura
Visualizar

IBGE escancara problema de insegurança alimentar no Brasil

Visualizar

Bolsonaro e Caiado participam de manifestação em Ribeirão Preto

Visualizar

Quando a Rodoanel Norte vai ser entregue?

Visualizar

Onde assistir Internacional x Atlético-GO: confira detalhes da partida

Visualizar

Estudo revela impactos da poluição em São Paulo

Visualizar

Tags relacionadas

Banco Central Lula Petrobras Selic
< Notícia Anterior

Concurso Caixa Econômica Federal 2024: Mais de 800 mil inscritos para 4.050 vagas

12.03.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Primeiro-Ministro do Haiti, Ariel Henry, renuncia

12.03.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodrigo Oliveira

Jornalista pela UnB (Universidade de Brasília), pós-graduado em Marketing &amp; Mídias Digitais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e especializado em finanças e negócios. É Analista de Valores Mobiliários (CNPI) certificado pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) com quatro anos de experiência profissional no mercado financeiro.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Conheça o Atestmed: revolução digital nos benefícios do INSS

Conheça o Atestmed: revolução digital nos benefícios do INSS

28.04.2024 12:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Nova função de reconhecimento facial no gov.br aumenta segurança e acesso

Nova função de reconhecimento facial no gov.br aumenta segurança e acesso

28.04.2024 11:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Imposto de Renda 2024: saiba como declarar dependentes corretamente

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar dependentes corretamente

28.04.2024 11:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Revitalize seu negócio: descomplica pequenos negócios promove crescimento

Revitalize seu negócio: descomplica pequenos negócios promove crescimento

28.04.2024 10:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.