Lula vai à posse de Magda na Petrobras e mostra quem manda
Desde Dilma, nenhum presidente da República compareceu à cerimônia de posse da petroleira
A agenda do presidente confirma a presença do petista na cerimônia de posse de Magda Chambriard à frente da petroleira. O evento está agendado para às 15h30 desta quarta-feira, 19, no Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras), no Rio de Janeiro.
Desde 2012, nenhum presidente da República comparece à cerimônia. A última vez foi quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve na posse de Graça Foster.
Magda substitui Jean Paul Prates na Presidência da estatal, após meses de desgaste de Prates em uma disputa com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). À época, um suposto distanciamento do presidente da Petrobras de Lula foi apontado como um dos motivos para a demissão do ex-senador.
A nova presidente da estatal é conhecida por ter ocupado o cargo de diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante a gestão da presidente Dilma Rousseff. Com mais de 30 anos de experiência na área de petróleo, ela ingressou na Petrobras em 1980.
Estatal quer investir em eólicas em alto mar
A Petrobras assinou, na terça-feira, 18, Protocolo de Intenções com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a realização de estudos conjuntos para a avaliação da viabilidade de implantação de um projeto-piloto de energia eólica offshore.
De acordo com nota da petroleira, a construção de um projeto-piloto de geração eólica no mar do Rio de Janeiro possibilitará o teste e a qualificação de novas tecnologias. “Isto contribuirá para a definição de elementos de aumento de competitividade e dos principais desafios a serem superados para o desenvolvimento de futuros projetos em escala comercial”, diz o texto.
A empresa lembra ainda que realiza, desde 2020, uma campanha de medição de potencial eólico com a tecnologia Lidar (Light Detection and Ranging) na Plataforma de Rebombeio Autônoma (PRA-1), na Bacia de Campos, também no estado do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)