Lula diz que vai “continuar batendo” no Banco Central
Lula (PT, foto) disse hoje que vai "continuar batendo" no Banco Central para que a Selic caia. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano...
Lula (PT, foto) disse hoje que vai “continuar batendo” no Banco Central para que a Selic caia. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano. O presidente da República deu a declaração em entrevista ao o site Brasil247.
“Eu vou continuar batendo, eu vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros, para que a economia possa ter investimento. Uma coisa que eu acho absurda é a taxa de juros estar a 13,75%, num momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo, num momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda”, afirmou o petista, em mais uma tentativa de pressionar o BC.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central começou nesta terça-feira (21) a reunião para decidir sobre a Selic. O anúncio será feito amanhã.
Ainda durante a entrevista, o petista voltou a criticar a autonomia do BC e o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto. “A gente só vai poder mudar o [presidente do] Banco Central daqui dois anos, porque ele tem autonomia. Eu, sinceramente, nunca me importei com a autonomia do Banco Central. Eu nunca achei que era importante. Eu não sei porque as pessoas acham que é importante autonomia”, disse Lula.
“Eu sinceramente acho que o presidente do Banco Central não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do Banco Central. A lei diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas é preciso cuidar da inflação também, é preciso cuidar do crescimento do emprego, coisa que ele não se importa”, prosseguiu o presidente da República.
Leia também:
A Selic deveria estar mais baixa, como defende Lula? Economistas respondem
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)