Ivan Sant’anna na Crusoé: A tomada de decisão na cabine
Na quinta-feira da semana passada, dia 15 de junho, fiz uma palestra para 200 pilotos militares no Terceiro Batalhão de Aviação...
Na quinta-feira da semana passada, dia 15 de junho, fiz uma palestra para 200 pilotos militares no Terceiro Batalhão de Aviação do Exército em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Fui chamado para falar no evento, justamente por ter escrito quatro livros sobre tragédias aéreas: Caixa-preta, Plano de ataque, Perda Total e Voo Cego. Além de ter sido piloto entre 1958 e 1983.
Viajei na véspera, quarta-feira, pela Azul, pelo trajeto Galeão/Viracopos/Campo Grande.
Pouco antes da decolagem de Campinas, o comandante avisou para que todos os passageiros desconectassem os cintos de segurança uma vez que a aeronave iria passar por um reforço no abastecimento de combustível.
Após uma hora de voo, chegamos à Campo Grande. Ou, explicitando melhor, à vertical do aeroporto, sem nenhum procedimento de descida. Após circular por algum tempo sobre a cidade, o comandante avisou que iríamos retornar a Viracopos, pois as condições de pouso estavam críticas…
Tal como os pilotos, obrigados a trabalhar dentro das quatro linhas (para usar uma expressão da moda), mas podendo operar rente a elas, os gestores de fundo se aventuram um pouco, desde que não ponham demasiadamente em risco suas carteiras.
Eu, por exemplo, em meus investimentos alavancados, sou…
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