Intenção de consumo das famílias cai em novembro, influenciada por incerteza política
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada hoje pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou queda de 0,9% em novembro em comparação com outubro. Segundo a entidade, esse resultado demonstra que as incertezas econômicas e políticas estão sendo incorporadas pelos consumidores...
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada hoje pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou queda de 0,9% em novembro em comparação com outubro. Segundo a entidade, esse resultado demonstra que as incertezas econômicas e políticas estão sendo incorporadas pelos consumidores.
“A incerteza quanto ao tempo necessário para arrefecer o processo inflacionário e ao nível que os juros devem alcançar para conseguir o objetivo já está influenciando o momento de consumir e gerando maior cautela”, afirmou a CNC, em nota.
A pesquisa da CNC ainda informou que mesmo com a percepção de melhora com o mercado de trabalho, as famílias estão mais cautelosas na hora de consumir.
“O item de Acesso ao Crédito obteve a segunda queda consecutiva, tendo a maior taxa negativa do mês, além de ter aumentado a percepção das famílias em relação à dificuldade para comprar a prazo. Esse recuo foi influenciado pela trajetória de alta dos juros, iniciada pelo Banco Central para conter o aumento dos preços”, afirmou a CNC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)