Ibovespa fica de lado com Vale em alta e Petrobras em queda
Enquanto Petrobras realizava lucros após forte alta, mineradora figurou entre os maiores ganhos com fim da novela Mantega
O principal índice acionário brasileiro encerrou as negociações na terça-feira, 27, em queda de 0,08%, aos 136.755 pontos.
O Ibovespa terminou o dia praticamente estável com a luta entre as duas gigantes do indicador em direções opostas. Enquanto a Petrobras corrigia parte da forte alta do dia anterior, a Vale figurava entre os maiores ganhos da sessão, após a indicação do novo CEO Gustavo Pimenta e o fim da novela iniciada com a pressão do governo para tentar emplacar Guido Mantega na companhia.
A alta nas ações da mineradora (+3,01%) foram a principal contribuição positiva para o índice, seguida dos papeis de Lojas Renner (+3,67%) e Localiza (+1,47%). Na ponta oposta, a Petrobras comandou o peso das detratoras do indicador com recuo de 1,34% nas preferenciais e 1,37% nas ordinárias. Bradesco (-1,22%) e Eletrobras (-1,15%) completaram as três maiores influências negativas.
A maior queda percentual da sessão ficou com a São Martinho, em função do impacto dos incêndios recentes que atingiram parte da área de produção da empresa.
No mercado de juros, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15) levemente acima do esperado reforçaram apostas em uma política monetária mais restritiva a partir de setembro. A precificação de mercado continua dando como certa uma elevação de 0,25 ponto percentual na Selic em setembro, data da próxima reunião do Banco Central para definição da taxa.
As opções de Copom negociadas na B3 apontam 45% de probabilidade de um aumento de juros da ordem de 0,25 p.p. na data, enquanto a manutenção da taxa básica no patamar atual de 10,50% ao ano tem 28% de probabilidade para os investidores.
O dólar encerrou o dia em alta de 0,26%, acompanhando o movimento de valorização da moeda americana contra divisas emergentes, notadamente o peso mexicano. No fim do dia, fechou cotado a 5,51 reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)