Ibovespa fecha em queda após recorde histórico
A alta dos yields, que são os rendimentos dos títulos americanos, ganhou destaque após o dirigente do Fed, John Williams, apontar que é prematuro discutir cortes de juros nos Estados Unidos em março...
A alta dos yields, que são os rendimentos dos títulos americanos, ganhou destaque após o dirigente do Fed, John Williams, apontar que é prematuro discutir cortes de juros nos Estados Unidos em março. A visão influenciou a curva de juros futuros brasileira e contrapôs o otimismo com as expectativas de que a ata do Copom, na terça feira, 19, mostre um Banco Central mais propício a afrouxar um pouco mais a política monetária.
No comunicado após a decisão de reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual, o Copom (Comitê de Política Monetária) reiterou o ritmo de corte. No entanto, a curva de juros futuros passou a aumentar as apostas em um corte de 0,75 pontos percentuais no primeiro encontro de 2024.
O dólar apresentou alta com o fortalecimento do índice da moeda e encerrou a sessão em +0,64, cotado a R$ 4,94. No ano, a divisa americana ainda acumula uma queda de 6,81% contra a brasileira.
No mercado acionário, o Ibovespa registrou queda de -0,53% e fechou as negociações aos 130,1 mil pontos, após atingir novo recorde intradiário (131.661 pontos). Entre as ações do índice, Eletrobras foi a maior contribuição negativa em pontos depois de não arrematar lotes em um leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Na ponta oposta, Vale foi o maior peso positivo para o indicador.
As ações de consumo doméstico também recuaram após a forte alta do dia anterior e em meio à aprovação na Câmara do projeto que trata da subvenção de ICMS e JCP. Os bancos operaram de forma mista. Vale ressaltar ainda que no início da noite, a Casa aprovou o texto-base da reforma tributária em primeiro turno.
No mercado internacional, os rendimentos dos títulos americanos de dois anos e o índice do dólar apresentaram alta após as quedas recentes. As declarações do presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmando que é prematuro falar em redução dos juros em março foram o principal impulsionador dos resultados do dia.
Em Wall Street, o S&P 500 fechou o dia em queda de 0,01% enquanto que a bolsa de tecnologia Nasdaq subiu 0,35% em relação ao fechamento de quinta-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)