Ibovespa em alta com corporativo e juros longos em queda com RCN
O mercado acionário brasileiro conseguiu registrar mais uma sessão de alta em agosto, apenas a quarta em 20 pregões. Hoje, o Ibovespa encerrou o dia com ganho de 1,11%, aos 117,1 mil pontos...
O mercado acionário brasileiro conseguiu registrar mais uma sessão de alta em agosto, apenas a quarta em 20 pregões. Hoje, o Ibovespa encerrou o dia com ganho de 1,11%, aos 117,1 mil pontos. No mês, no entanto, o índice ainda acumula 3,95% de perdas. Os principais contribuintes para a alta do índice hoje foram Vale, Petrobras e bancos (Itaú e Bradesco).
Os juros futuros também tiveram um dia de alívio. As taxas curtas e longas encerraram as negociações em queda, após o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter reafirmado que as chances de uma aceleração nos cortes da Selic em 2023 ainda é um evento improvável. O líder da autoridade monetária também descatou, em evento da Warren Capital, o risco fiscal brasileiro e afirmou que o crescimento de gastos em termos reais no Brasil é alto.
Não por acaso, os investidores estão atentos às medidas do governo para aumentar a receita e parte do bom humor de hoje foi reflexo também da apresentação do projeto de lei de taxação dos fundos offshore e da Medida Provisória que institui a cobrança de come-cotas para os fundos exclusivos.
O texto, apelidado pelo governo de MP dos super-ricos, determina que a cobrança seja realizada duas vezes ao ano, como acontece com os fundos de investimento convencionais com o famoso come-cotas. Atualmente, os fundos exclusivos só sofrem incidência de imposto no resgate. Para o primeiro ano, da medida, o governo está dando um “desconto” ao cotistas “super-ricos”, que seram tributado com alíquota de 10% se optarem por iniciar a arrecadação em 2023. A previsão do governo é de arrecadar R$ 24 bilhões entre 2023 e 2026.
O dólar chegou a ensaiar uma recuperação contra o real durante o dia, mas perdeu força durante as negociações e se encaminhava para um fechamento próximo à estabilidade. Às 17h32, a moeda americana subia 0,01%, cotada a R$ 4,88.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)