IBGE estima que safra de grãos de 2022 será a maior da história
A safra de grãos em 2022 deve atingir 278 milhões de toneladas, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o número se confirmar será o maior da série histórica, iniciada em 1975...
A safra de grãos em 2022 deve atingir 278 milhões de toneladas, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o número se confirmar será o maior da série histórica, iniciada em 1975.
A estimativa representa um aumento de 10% em relação a safra de 2020 e de 2,7% em relação ao prognóstico anterior, que estava em 270,7 milhões de toneladas.
“Esse aumento em relação ao primeiro prognóstico se deu em função da entrada de informações de campo da nova safra, havendo substituição de parte das projeções. Também houve aumento devido ao clima, que tem ajudado as lavouras no campo”, afirmou Carlos Barradas, gerente da pesquisa.
A previsão é de supersafra para soja e milho, que devem alcançar, respectivamente, 138,8 milhões e 109,4 milhões de toneladas. Para a soja, o aumento previsto em relação a 2021 é de 3,4% e para o milho, de 24,2%.
Ontem, a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) também divulgou que a previsão para 2022 é uma safra de grãos recorde (289 milhões de toneladas, 14% a mais que a safra deste ano), favorecida pelo clima. Já o custo de produção deve ser um dos mais altos da história, em razão de um esperado cenário de inflação dos insumos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)