Haddad tem reunião com Lula em meio à crise na Petrobras
A expectativa é de que Haddad defenda a permanência de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras
O presidente Lula (PT) manteve para esta segunda-feira, 8, uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em meio à crise na Petrobras. O encontro com o chefe da pasta foi mantido mesmo depois de o petista ter cancelado uma reunião ministerial para tratar sobre a estatal.
Após ser convocado por Lula, Haddad precisou cancelar sua participação no Rumos 2024, evento promovido pelo jornal Valor Econômico em São Paulo. O ministro iria presencialmente à abertura do evento, mas retornou a Brasília para tratar sobre a crise na Petrobras.
Como mostramos, a crise entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, virou o novo embate para Lula. O petista não descarta a demissão de Prates e a indicação do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercandante, para o posto.
A expectativa é de que Haddad defenda a permanência de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras, sob argumento de que não haveria motivos técnicos para sua demissão. Além do apoio do ministro da Fazenda, o atual presidente da estatal conta com o apoio da bancada do PT no Senado.
O episódio mais recente da disputa interna veio na discussão sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras. Prates defendia distribuir 50% dos recursos extraordinários aos acionistas, mas Silveira e o conselho discordaram diante de discussões sobre o fôlego da estatal para investimentos em energia limpa.
Na ocasião, Silveira defendeu que a Petrobras não tinha como objetivo exclusivo a “distribuição de lucros exorbitantes aos acionistas”. A decisão levou uma uma perda de 55 bilhões de reais no valor de mercado da petroleira.
Petistas acreditam que a saída de Prates, neste momento, poderia ser traumática para a empresa e criaria uma crise desnecessária para o governo. Uma conversa entre Lula e o presidente da Petrobras pode ocorrer nos próximos dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)