Guedes assina carta com indicação de Ilan para presidência do BID
O ministro Paulo Guedes acaba de assinar a carta com a indicação de Ilan Goldfajn para a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A eleição está marcada para 20 de novembro. Caso seja escolhido, o ex-presidente do Banco Central será o primeiro brasileiro a comandar a instituição, que reúne 48 países...
O ministro Paulo Guedes acaba de assinar a carta com a indicação de Ilan Goldfajn para a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A eleição está marcada para 20 de novembro. Caso seja escolhido, o ex-presidente do Banco Central será o primeiro brasileiro a comandar a instituição, que reúne 48 países.
O BID é o principal financiador de projetos de infraestrutura na América Latina e no Caribe. Em 2021, aprovou cerca de US$ 23 bilhões em financiamentos para a região.
Hoje diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Goldfajn é economista, com doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). Ele presidiu o BC no governo de Michel Temer.
“O ministro Paulo Guedes considera que o candidato concilia ampla e bem-sucedida experiência profissional no setor público, em organismos multilaterais e no setor privado, além de sólida formação acadêmica, que o qualificam inequivocamente para o exercício do cargo de presidente desta importante Instituição”, informou o Ministério da Economia, em comunicado divulgado dias atrás.
A eleição no BID ocorre após a saída do americano Mauricio Clavier-Carone, indicado por Donald Trump e que foi destituído em setembro, sob acusação de relações íntimas com uma funcionária e de retaliar funcionários que denunciaram a relação. O banco está sob comando temporário da vice, a hondurenha Reina Irene Mejía.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)