Feriado nos EUA e Lula comportado devem ajudar mercados
Bom humor dos investidores deve reforçar melhora iniciada na quarta-feira, 3, caso não haja surpresas retóricas do Planalto
Os mercados locais devem operar com liquidez reduzida nesta quinta-feira, 4, em função do feriado de independência dos Estados Unidos. Isso, porém, não deve interromper o bom-humor dos investidores que começou no dia anterior com o presidente da República evitando controvérsia com o Banco Central e reafirmando compromisso com contas públicas.
Lula capitulou e entregou o que o mercado financeiro estava cobrando. Durante o dia, o petista chegou a dizer que responsabilidade fiscal não era só “uma palavra”, mas um compromisso do governo. O cenário externo também ajudou a impulsionar a melhora local, mas o principal impulso veio do reposicionamento do presidente.
No início da noite da quarta-feira, 3, após dias tentando estancar a escalada do dólar e a pior no sentimento do mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou mais boas novas. De acordo com ele, Lula teria afirmado que o arcabouço fiscal tem de ser preservado a “todo o custo” e teria autorizado um corte em despesas obrigatórias das ordem de 25,9 bilhões de reais para o ano que vem.
O ministro não explicou de onde seriam retirados os recursos, mas indicou que seria fruto do pente-fino que o Planejamento está realizando nas despesas do governo. Haddad afirmou ainda que o detalhamento dos cortes será apresentado após discussão com os ministérios envolvidos e há expectativa de reflexo da revisão na execução orçamentária deste ano.
No dia 22 de julho, a equipe econômica apresenta o terceiro relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas e deve apontar as necessidades de contingenciamento e bloqueio no orçamento público. As expectativas do mercado variam entre 20 e 30 bilhões de reais de contenções, mas os operadores não acreditam que o governo se disporá a tanto.
Além disso, a sessão desta quinta-feira, 4, também deve ser marcada pela expectativa da divulgação do Payroll na volta do feriado americano. O dado é considerado o mais importante indicador do mercado de trabalho nos EUA. O consenso de mercado espera uma forte de queda na abertura de novas vagas, o que pode impulsionar as apostas de cortes nos juros básicos americanos ainda em setembro desde ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)