FED mantém juros em 5,5%, mas projeta taxas mais altas em 2025
Mudanças nas projeções econômicas do banco central americano apontam para maior crescimento e núcleo da inflação pressionado
O FED (Federal Reserve) optou por manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,5% ao ano, em consonância com as expectativas do mercado. Uma mudança nas perspectivas da autarquia, no entanto, mostrou que as taxas americanas podem ficar em patamares mais altas por mais tempo.
No relatório trimestral de projeções elaborado pelos membros da autoridade monetária, embora tenha sido mantida a estimativa de corte de 0,75 ponto percentual na taxa de juros até o fim deste ano, houve incremento nas projeções para os anos seguintes.
Para 2025, a mediana da previsão de juros do FED foi reajustada de 3,6% a.a. esperado em dezembro para 3,9% agora. . Para o encerramento de 2026, a estimativa passou para uma taxa entre 2,9% para 3,1%.
De acordo com o resumo de projeções econômicas da autoridade monetárias, os ajustes foram motivados pela piora das expectativas em relação ao PCE (Índice de Preço sobre Consumo Pessoal, na sigla em inglês). A projeção para o núcleo do PCE em 2024, por exemplo, passou de 2,4% para 2,6%.
Além disso, os membros do FED esperam um ritmo de atividade mais forte para este ano, com uma revisão no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) estimado para 2024, que agora é de 2,1% em vez de 1,4%, e na taxa de desemprego, que foi ajustada para 4% contra os 4,1% previstos anteriormente.
As mudanças nas projeções refletem a cautela do Federal Reserve diante das condições econômicas atuais e indicam uma postura mais conservadora em relação à inflação. No mercado financeiro, os investidores parecem ter assumido que a manutenção da magnitude de cortes para 2024 em 75 pontos base no Dot Plot, ou gráfico de pontos, indica maiores chances para o início do ciclo ainda em junho deste ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)