Fed eleva juros em 0,25 ponto percentual nos EUA
Federal Reserve, o Banco Central americano, elevou nesta quarta-feira (1º) a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,50% a 4,75%...
Federal Reserve, o Banco Central americano, elevou nesta quarta-feira (1º) a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,50% a 4,75%.
Com a decisão, que foi unânime e em linha com as projeções do mercado, o Fed desacelerou o ritmo do aperto monetário iniciado em março de 2022. Em dezembro, o banco havia elevado a taxa em 0,5 ponto percentual, após quatro aumentos seguidos de 0,75 ponto percentual.
Em comunicado, o Fed afirmou estar “fortemente empenhado” em trazer a inflação de volta à meta de 2%.
“Indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu um pouco, mas continua elevada”, disse a autoridade monetária, em comunicado.
Embora o texto tenha sido considerado menos agressivo que os anteriores e indicado que o ciclo de alta de juros nos EUA esteja perto do fim, o documento aponta novos aumentos nas próximas reuniões. “O comitê espera novos aumentos nas taxas serão necessário para que a política monetária esteja suficientemente restritiva para o retorno da inflação a 2%”.
Pelo comunicado, portanto, é possível inferir que o FED Funds (taxa básica de juros norte-americana) receba, pelo menos, dois aumentos de 0,25 p.p., o que faria com que os juros ultrapassassem os 5% a.a. precificados pelo mercado no momento.
Em dezembro, o índice de preços ao consumidor atingiu 6,5% no acumulado em 12 meses, segundo o Departamento do Trabalho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)