Executiva nacional do PSDB condena tentativa de emplacar Mantega na Vale
A Executiva Nacional do PSDB divulgou nesta quinta-feira, 25, nota oficial condenado a tentativa do presidente Lula de emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na presidência da Vale...
A Executiva Nacional do PSDB divulgou nesta quinta-feira, 25, nota oficial condenado a tentativa do presidente Lula de emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (foto) na presidência da Vale.
Como registramos, Lula incumbiu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da missão de tentar convencer os diretores da Vale a endossarem a indicação de Mantega para o cargo.
O que diz o PSDB sobre a indicação de Mantega?
“Guido Mantega foi um dos responsáveis por levar ao Brasil ao fundo do poço quando esteve no Ministério da Fazenda. O impeachment de Dilma Rousseff pode ser atribuído em boa parte à sua gestão econômica. Aparentemente o atual governo considera que Mantega prestou relevantes serviços ao país”, afirma e Executiva Nacional do PSDB.
“O noticiário dos últimos dias tem dado conta de que ministros do atual governo estariam pressionando e interferindo diretamente para que Mantega seja nomeado para o Conselho de Administração da companhia Vale”, acrescentam os tucanos.
Eles ainda declaram.
“Não bastasse a surpreendente volta de Guido Mantega ao jogo político, assusta a possibilidade de ver o governo federal mover céus e terras para interferir em uma empresa privada pela nomeação de um de seus protegidos em cargo de alta relevância e remuneração. Uma situação inaceitável.”
Por fim, o PSDB ainda reitera:
“Que a justiça e os órgãos de controle estejam atentos a essa interferência do governo na gestão de uma empresa privada tão relevante para o país. A governança das empresas brasileiras precisa ser protegida da politicagem do atual governo.”
O que Lula quer?
Nesta semana, o governo Lula intensificou seus esforços para indicar Mantega para a presidência da Vale.
Silveira entrou em contato com conselheiros da Vale nesta quarta-feira, 24 de janeiro, pedindo que o comitê de acionistas escolha o indicado do ex-presidente para liderar a companhia na reunião da próxima terça-feira, 30.
Auxiliares do presidente e sócios privados elaboraram um plano em que Mantega ocuparia uma cadeira no conselho de administração da Vale, mantendo o atual presidente Eduardo Bartolomeo no cargo por um período mais um ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)