Equipe econômica projeta nova onda de inflação alta em julho
O Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet, comemorou o índice de inflação de maio e afirmou que o país vive "um processo desinflacionário". Contudo, a pasta projeta alta para o indicador a partir de julho...
O Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet, celebrou o índice de inflação de maio e afirmou que o país vive “um processo desinflacionário”. Contudo, a pasta projeta alta para o indicador a partir de julho.
O IPCA, que é a inflação oficial do Brasil, subiu 0,23% em maio em relação a abril. No acumulado em 12 meses, o índice registra alta de 3,94%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE.
“Embora se espere um aumento nesse indicador a partir de julho, em função do efeito-base pela retirada da deflação dos combustíveis no período de julho a setembro de 2022, verifica-se que um processo desinflacionário está ocorrendo”, diz o ministério, em nota.
Entre os pontos observados com otimismo pela pasta estão: a alta dos produtos alimentícios foi menor em maio (0,16%) na comparação com o mês de abril (0,71%); seis dos nove grupos tiveram desaceleração da inflação em maio (relativo a abril); e no grupo de transportes foi registrada deflação de 0,12%.
Ouça as principais notícias do dia em 5 minutos, o podcast diário de O Antagonista!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)