Em comunicado, BC alerta governo Lula sobre contas públicas
No comunicado em que anunciam o corte de 0,5 ponto percentual na Selic, os diretores do Banco Central também chamam a atenção do governo Lula para a necessidade de alcançar o objetivo de zerar o déficit primário no ano que vem...
No comunicado em que anunciam o corte de 0,5 ponto percentual na Selic, os diretores do Banco Central também chamam a atenção do governo Lula para a necessidade de alcançar o objetivo de zerar o déficit primário no ano que vem, como proposto pelo próprio Planalto no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) e aponta que um eventual fracasso da equipe econômica em fazer as contas fecharem pode atrapalhar o ciclo de cortes da taxa básica de juros, que passou para 12,75% nesta quarta-feira.
“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas“, ressalta o comunicado do Copom.
Vale salientar que o texto contém somente aquilo que é consenso entre os diretores do Banco Central, o que significa que a chamada no governo tem a anuência dos dois diretores indicados por Lula no Comitê: Gabriel Galípolo e Aílton Aquino.
Pelo jeito, nem mesmo os “alinhados” conseguem passar pano para a condução confusa da política fiscal nacional. Vale lembrar ainda que, ontem, o relator do PLDO, deputado Danilo Forte, disse em entrevista que nem ele e nem o governo descartam a mudança da meta fiscal para o ano que vem. O deputado chegou a afirmar ter “dó” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por perseguir a meta de zerar o déficit no ano que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)