Elevação de rating pela S&P ajuda ativos domésticos
A recente elevação do rating do Brasil pela agência de classificação de risco S&P Global impulsionou os ganhos dos ativos domésticos. A notícia teve impacto positivo no mercado financeiro brasileiro...
A recente elevação do rating do Brasil pela agência de classificação de risco S&P Global impulsionou os ganhos dos ativos domésticos. A notícia teve impacto positivo no mercado financeiro brasileiro.
O dólar apresentou queda, impulsionado não apenas pela elevação do rating, mas também pela ata do Copom (Comitê de Política Monetária) que adotou um tom cauteloso, indicando que não haverá espaço para um ritmo maior de corte nas taxas de juros. A moeda americana encerrou a sessão em queda de 0,81% contra o real, cotada a R$ 4,86.
Além disso, os juros futuros de médio e longo prazo também recuaram, consolidando uma tendência de queda moderada após a revisão da S&P. Os vencimentos mais curtos ficaram mais focados na ata do Copom e subiram para limpar um pouco das apostas em uma aceleração nos cortes da Selic no início do ano que vem.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em nova máxima histórica a 131,9 mil pontos, em alta de 0,59%. Novamente, o índice acompanhou os ganhos em Nova York e a alta das commodities. No meio da tarde, recebeu um novo impulso com a elevação do rating.
Vale (0,70%) e Petrobras (1,14%) lideram as altas em pontos e foram as principais contribuições para o novo recorde do índice. A petroleira brasileira respondeu a alta de quase 2% no preço do petróleo Brent, que tem ficado mais caro conforme a tensão no Mar Vermelho se estende, e as empresas de frete globais começam a evitar a região.
Entre os destaques de alta, as ações da Braskem, registraram valorização de 7% após rumores de que a Petrobras pretende aumentar a participação na empresa.
Na ponta negativa, os papéis da Gerdau apresentaram queda de 2,46% após os analistas do Itaú BBA rebaixarem as perspectivas para a empresa. Em pontos, a principal a B3 foi a principal força contrária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)