Economia brasileira cresce 0,9% no terceiro trimestre
O PIB totalizou 3,0 trilhões de reais no período; o resultado ficou acima das expectativas do mercado
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no 3º trimestre de 2024, informou o IBGE nesta terça-feira, 3.
O resultado ficou acima das expectativas do mercado financeiro. Segundo a Reuters, os analistas esperavam uma alta de 0,8%.
Comparado ao mesmo período do ano anterior, o PIB cresceu 4%, impulsionado por um aumento de 3,7% no valor adicionado a preços básicos e por uma elevação de 6,4% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.
Em valores, o PIB totalizou 3 trilhões de reais no terceiro trimestre de 2024.
Até setembro de 2024, o PIB acumulou um aumento de 3,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nesse contexto, a agropecuária recuou 3,5%, enquanto indústria e serviços cresceram 3,5% e 3,8%, respectivamente.
O PIB por setor
Segundo o IBGE, o setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, com avanço de 0,9%, enquanto a indústria cresceu 0,6%.
Em contrapartida, a agropecuária teve uma retração de 0,9%.
Dentro do setor de serviços, o segmento de informação e comunicação liderou a expansão com um crescimento de 2,1%, seguido por outras atividades, com alta de 1,7%, e atividades financeiras, seguros e serviços relacionados, 1,5%.
O comércio também registrou crescimento, embora mais modesto, de 0,8%, assim como transporte, armazenagem e correio, 0,6%, e administração pública, 0,5%.
Na indústria, as indústrias de transformação apresentaram um crescimento de 1,3%. No entanto, outros segmentos, como construção, eletricidade e gás e indústrias extrativas recuaram 1,7%, 1,4% e 0,3%, respectivamente.
E a agropecuária?
A agropecuária recuou 0,9% frente ao trimestre imediatamente anterior e 0,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola indicam que alguns produtos, cujas safras são significativas no terceiro trimestre, sofreram quedas na produtividade, como cana-de-açúcar, milho e laranja.
Por outro lado, culturas como algodão, trigo e café mostraram desempenho positivo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Max Junior
03.12.2024 10:55Alguém ou algum órgão independente consegue checar ,mesmo que aproximadamente, os números divulgados pelo atual IBGE?