Crusoé: “É a demografia, estúpido”
Quando George H. W. Bush venceu a guerra no Iraque, repelindo a invasão do Kuwait por Saddam Hussein, sua taxa de aprovação chegou a incríveis 89%, a maior da história dos presidentes americanos até então...
Quando George H. W. Bush venceu a guerra no Iraque, repelindo a invasão do Kuwait por Saddam Hussein, sua taxa de aprovação chegou a incríveis 89%, a maior da história dos presidentes americanos até então. Este número viria a ser superado apenas em 2001, na presidência de George W. Bush, em meio aos atentados de 11 se setembro.
A presidência de Bush pai foi marcada por alguns dos eventos mais relevantes do século, como o colapso da União Soviética e o massacre da Praça da Paz Celestial, na China. Ainda assim, mesmo surfando com o fim da guerra fria, Bush viria a perder a eleição de 1992, por um motivo em especial: a economia.
Um dos três slogans de campanha adotados por Bill Clinton, viria a ser o famoso “É a economia, estúpido!”, uma criação de seu marqueteiro de campanha, James Carville.
Nesta única frase de efeito, cunhada para ser um slogan interno entre os trabalhadores que apoiavam o partido Democrata, a campanha de Clinton traduziu o sentimento americano em meio a uma recessão econômica iniciada em 1991.
Ideologias à parte,…
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