Crusoé: Cripto para presidente
Entusiastas do Bitcoin torcem para que o republicano Donald Trump seja eleito e regulamente esse mercado
O candidato republicano Donald Trump está praticamente empatado com a democrata Kamala Harris na corrida para as eleições presidenciais da próxima terça, 5 de novembro. Adivinhar o resultado é como jogar uma moeda para cima. Para muitos dos seus apoiadores, o melhor é que essa moeda seja um Bitcoin.
Trump tornou-se um entusiasta de cripto mais recentemente. Em 2021, ele disse que considerava o Bitcoin uma fraude. “Eu não gosto disso porque é outra moeda competindo com o dólar”, disse o republicano.
Mas, ao constatar que a promoção das criptomoedas é um assunto popular, que rende dividendos e atrai votos, Trump foi mudando de ideia. “Mais de 100 milhões de americanos investem atualmente em cripto. É uma escala incrível. Então, quando o republicano apoia esta classe de ativos, ele está defendendo os interesses de mais de um terço dos eleitores americanos”, diz Marcelo Sampaio, presidente e cofundador da Hashdex, a maior gestora de criptoativos da América Latina.
No final de 2022, o candidato lançou cartões negociáveis NFT, ao preço de cerca de 99 dólares, em que ele aparecia como um super-herói.
Desde então, várias coleções desses cartões foram lançadas, como em um álbum de figurinhas. Pessoas que compraram NFTs em grandes quantidades ganharam vantagens, como a oportunidade de jantar com Trump. Em maio deste ano, ele recebeu um grupo de possuidores de cartões NFTs sua mansão de Mar-a-Lago, na Flórida.
Em julho, Trump escolheu J.D. Vance como seu vice de chapa. Vance é um ardoroso defensor das criptomoedas e tem aproximado o republicano do setor. Quando era senador, Vance introduziu um projeto de lei para tentar regulamentar esse mercado.
Em setembro, Trump comprou algumas dezenas de hambúrgueres para apoiadores em um bar de Nova York e pagou a conta com seu celular, em Bitcoin. No mesmo mês, ele participou de um evento para lançar o World Liberty Financial, um projeto que pretende competir com os bancos tradicionais.
No mês seguinte, um fundo criado para ajudar na campanha de Trump arrecadou 7,5 milhões de dólares em criptomoedas, como Bitcoin, Ether e XRP…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)