Crusoé: Chefe do BC americano contra “pressão contínua” de Trump
"O serviço público às vezes exige firmeza diante de ameaças", diz o presidente do Fed diante de acusação criminal feita por deputada
Presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell (foto) divulgou um vídeo na noit de domingo, 11, no qual se defende do que classifica como “ameaças” e “pressão contínua” do governo de Donald Trump.
“Na sexta-feira, o Departamento de Justiça entregou ao Federal Reserve intimações do grande júri, ameaçando com uma acusação criminal relacionada ao meu depoimento perante o Comitê Bancário do Senado em junho passado. Esse depoimento dizia respeito, em parte, a um projeto plurianual de reforma dos prédios históricos do Federal Reserve”, diz Powell no vídeo, divulgado junto com um link para o texto no site do Fed.
A deputada federal republicana Anna Paulina Luna encaminhou formalmente em julho de 2025 à procuradora-geral Pam Bondi uma denúncia solicitando ao Departamento de Justiça a investigação de Powell por possível perjúrio e declarações falsas a autoridades federais.
A denúncia
A denúncia cita o depoimento de Powell perante o Comitê Bancário do Senado em 25 de junho de 2025, no qual ele negou a inclusão de itens de luxo — como uma sala de jantar VIP, mármore de primeira linha, fontes e um jardim na cobertura — na reforma de 2,5 bilhões de dólares do Edifício Eccles, do Federal Reserve.
Powell também disse que o Edifício Eccles “nunca passou” por uma reforma séria, o que é confrontado pelos republicanos.
“Tenho profundo respeito pelo Estado de Direito e pela responsabilidade em nossa democracia. Ninguém — certamente não o presidente do Federal Reserve — está acima da lei. Mas essa ação sem precedentes deve ser vista no contexto mais amplo das ameaças e da pressão contínua do governo”, diz o presidente do Fed, que segue:
“Essa nova ameaça não se refere ao meu depoimento em junho passado nem à reforma dos prédios do Federal Reserve. Não se refere ao…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)