Copom vê piora nas expectativas de inflação para o longo prazo
O Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central afirmou, em ata divulgada nesta terça-feira (7), que observa com preocupação a piora nas expectativas de inflação para o longo prazo...
O Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central afirmou, em ata divulgada nesta terça-feira (7), que observa com preocupação a piora nas expectativas de inflação para o longo prazo.
No documento, que detalha as discussões em reunião na semana passada, o comitê disse que seguirá vigilante, “avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação.”
O Copom também afirmou que irá “perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que têm mostrado deterioração em prazos mais longos desde a última reunião.”
O comitê disse ainda que o pacote de medidas anunciado pelo Ministério da Fazenda para sanear as contas públicas pode ajudar a reduzir as pressões sobre o risco fiscal.
“Alguns membros notaram que a execução do pacote apresentado pelo Ministério da Fazenda deveria atenuar o risco fiscal e que será importante acompanhar os desafios na sua implementação.”
Nesta segunda-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Banco Central poderia ser mais generoso com as decisões do governo atual.
Na semana passada, o Copom manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano pela quarta vez consecutiva, na primeira reunião desde que Lula tomou posse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)