Conselheiros independentes criticam nomeação de Fausto Ribeiro para comandar BB
Integrantes do Conselho de Administração do Banco do Brasil, em reunião ontem à noite, consideraram que Fausto de Andrade Ribeiro não tem currículo suficiente para assumir a Presidência do BB. O executivo, que dirigia a área de consórcios do banco, foi indicado por Jair Bolsonaro...
![Conselheiros independentes criticam nomeação de Fausto Ribeiro para comandar BB](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/04/Fausto-Ribeiro.jpg)
Integrantes do Conselho de Administração do Banco do Brasil, em reunião ontem à noite, consideraram que Fausto de Andrade Ribeiro não tem currículo suficiente para assumir a Presidência do BB. O executivo, que dirigia a área de consórcios do banco, foi indicado por Jair Bolsonaro.
Em ata arquivada na CVM e obtida por O Antagonista, os conselheiros independentes Hélio Lima Magalhães (presidente), José Guimarães Monforte, Luiz Serafim Spinola Santos e Paulo Roberto Evangelista de Lima ressaltaram que “o ora indicado, sem qualquer demérito ao profissional e à sua carreira de 33 anos no BB, não percorreu ainda todas as etapas de funções gerenciais, o que não significa dizer que, ao vir a fazê-lo, não poderia se colocar em nível de prontidão para assunção de novos desafios futuros”.
“Ferramentas para tanto existem, a exemplo do Programa Dirigentes, criado a partir de metodologia da consultoria global Korn Ferry, e que tem por objeto a identificação do nível de prontidão e preparação dos talentos da organização para o adequado planejamento sucessório para a alta liderança do Banco do Brasil, as quais poderiam ter sido chamadas a contribuir em momentos como esse de sucessão da Presidência da instituição.”
Fausto Ribeiro, porém, foi aprovado pelo Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade do BB e toma posse hoje. O nome do executivo não estava no radar do mercado nem da cúpula do banco, mas foi levado ao presidente da República por Flávio Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)