Combustíveis: Bolsonaro sanciona projeto que determina ICMS fixo e zera PIS e Cofins
Jair Bolsonaro sancionou na noite de ontem o projeto de lei que estabelece um ICMS fixo sobre os combustíveis e zera as alíquotas de PIS e Cofins para importação de óleo diesel, biodiesel e do gás liquefeito de petróleo...
Jair Bolsonaro sancionou na noite de ontem o projeto de lei que estabelece um ICMS fixo sobre os combustíveis e zera as alíquotas de PIS e Cofins para importação de óleo diesel, biodiesel e do gás liquefeito de petróleo.
A proposta foi aprovada pelo Senado e Câmara na quarta-feira última (9), mas os governadores prometem ir ao STF para tentar barrar a lei.
De acordo com a proposta, estados e municípios terão até o final de 2022 para estabelecer um valor fixo em reais por litro. Hoje, a cobrança do imposto é feita a partir de uma alíquota que varia de 25% a 34% do valor do litro da gasolina, álcool ou diesel, de acordo com a unidade federativa. Quanto maior o preço da gasolina, maior o valor do ICMS aos estados.
Caso estados e municípios não determinem um novo valor de ICMS até o final do ano, os estados e municípios serão obrigados a determinar como parâmetro para a adoção de uma alíquota fixa a média do valor do litro dos combustíveis dos últimos 60 meses.
Além disso, o projeto zera as alíquotas de PIS e Cofins para importação de óleo diesel, biodiesel e do gás liquefeito de petróleo. A medida, porém, vai vigorar somente até o final do ano e em caráter emergencial, em virtude da crise internacional do petróleo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)