CNI reduz previsão de alta do PIB em 2022
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu a previsão de crescimento do PIB de 1,2% para 0,9% em 2022. Os novos números foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13). O PIB industrial também foi revisado para baixo, para uma queda de 0,2%...
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu a previsão de crescimento do PIB de 1,2% para 0,9% em 2022. Os novos números foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13).
O PIB industrial também foi revisado para baixo, para uma queda de 0,2%.
A revisão, explicou a CNI, se deve aos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia e da própria pandemia, que, embora arrefecida, continua provocando interrupções de produção na China. A inflação persistente e a sinalização, por parte do Banco Central, de elevação dos juros acima do que esperado pela entidade também contribuíram para as mudanças de cenário.
“Esperávamos um ajuste mais rápido das cadeias de suprimentos, ajuste que foi atrasado pela guerra e não esperávamos os entraves logísticos causados pela Covid na China. Também esperávamos uma trajetória de inflação mais moderada, com menor elevação das taxas de juros. A massa de rendimentos real (que explica o poder de compra das famílias e o consumo) seguirá mais restringida pela inflação do que antecipado”, disse a CNI, em comunicado.
A CNI acredita que a taxa de juros deve continuar aumentando até chegar em 13% ao ano em 2022. A projeção da entidade para a inflação ao término deste ano é de 6,3%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)