Braskem é excluída de Índice de Sustentabilidade pela B3
A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira, 5, que as ações da Braskem (BRKM5) serão removidas do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) a partir de sexta-feira. A decisão ocorre em meio à crise ambiental e humanitária envolvendo as minas de extração de sal-gema da petroquímica em Maceió...
A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira, 5, que as ações da Braskem (BRKM5) serão removidas do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) a partir de sexta-feira, 8. A decisão ocorre em meio à crise ambiental e humanitária envolvendo as minas de extração de sal-gema da petroquímica em Maceió.
Devido à situação de emergência declarada pela prefeitura da capital alagoana, relacionada a uma das minas exploradas pela Braskem, a B3 iniciou em 1º de dezembro o Plano de Resposta a Eventos ESG (ambientais, sociais e de governança) relacionados ao ISE B3.
Nos últimos dias, a situação em Maceió ganhou destaque após autoridades alertarem para o risco de colapso de uma das minas de extração de sal-gema da Braskem sob a capital alagoana. A atividade de mineração estava em operação desde os anos 1970, mas foi interrompida em 2019 após surgirem rachaduras em ruas e edifícios nos bairros da cidade, causadas pela movimentação das enormes cavidades criadas pela mineração.
A decisão da B3 levou em consideração os quatro pilares divulgados no Plano de Resposta: impacto ESG da crise, gestão da crise pela companhia, impacto de imagem da crise na empresa e resposta da companhia à crise.
“A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto na metodologia do ISE B3, item 5.3, que estabelece a exclusão de ativos que ‘durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3, conforme critérios estabelecidos na política de gestão de riscos do índice’”, destacou a instituição em nota.
A carteira teórica do ISE B3 tem 67 ações de empresas listadas na bolsa de valores. Os papéis da Braskem correspondiam a pouco mais de 1% no índice e, de acordo com a B3, o peso das ações da petroquímica será distribuído entre as demais participantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)