Brasil deve completar 16 anos crescendo abaixo da média mundial
A economia brasileira deve completar pelo menos 16 anos de crescimento abaixo da média mundial, diz a Folha. O período teve início no governo de Dilma Rousseff e pode se estender até o final do próximo mandato presidencial. Desde 2011, o país vive uma combinação...
A economia brasileira deve completar pelo menos 16 anos de crescimento abaixo da média mundial, diz a Folha. O período teve início no governo de Dilma Rousseff e pode se estender até o final do próximo mandato presidencial.
Desde 2011, o país vive uma combinação de períodos de recessão, estagnação e baixo crescimento, com números distantes daquilo que é visto no nível global.
O PIB brasileiro cresceu 1,4 ponto percentual abaixo da média global desde 1987, período estudado pelos pesquisadores. Na média, o país cresceu 2% ao ano, enquanto o mundo avançou a um ritmo de 3,4%.
A defasagem foi revertida apenas em alguns anos dos governos Itamar Franco, FHC e Lula.
Com Bolsonaro, a diferença deverá ficar negativa em 2 pontos percentuais. Durante a pandemia, o Brasil teve uma retração maior que a média global em 2020 e deve crescer menos do que a média internacional em 2021 e 2022.
O levantamento foi feito a partir de projeções do FMI e de pesquisas do relatório Focus do Banco Central.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)