Ata do Copom mais dura segura juros futuros e dólar
Ibovespa sobe na esteira de notícias sobre estímulos econômicos na China que impulsionaram preços de commodities
Os investidores equilibraram a dureza da Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) com as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que apontou “exagero” nos prêmios de risco do mercado em relação ao fiscal.
Os juros futuros médios e longos recuaram cerca de 20 pontos e o dólar despencou mais de 1% na sessão da terça-feira, 23.
Na Ata, a autoridade monetária confirmou a austeridade do Comunicado e apontou os riscos que o desequilíbrio fiscal tem gerado. Em fala em evento poucos minutos após a divulgação do documento, Roberto Campos Neto destacou o desconforto com as expectativas de inflação desancoradas e o aumento do prêmio de risco com o fiscal.
No fim do dia, os investidores continuavam a precificar, pelo menos, mais três aumentos de 0,50 ponto percentual na Selic nas próximas reuniões, além de mais um ou dois reajuste de 0,25 p.p.. O alívio foi segurar um pouco o ímpeto dos mais cautelosos, que apostavam em uma correção ainda maior da taxa básica de juros nas próximas reuniões do Copom.
A reafirmação do compromisso da autoridade monetária com o combate à inflação e a indicação da continuidade do aperto nos próximos encontros ajudou a valorizar o real. O dólar despencou durante a sessão e chegou a recuar mais de 1,5%, para encerrar o dia com queda maior que 1%, cotado a 5,47 reais.
No mercado acionário, as notícias de novos estímulos econômicos na China ajudaram a recuperar os preços das commodities globais e das ações das exportadoras brasileiras. O Ibovespa, principal índice local, encerrou o dia em alta de 1,22%, aos 132,1 mil pontos, puxado pela forte alta dos papéis da maior mineradora do país, a Vale (+4,88%). Além dela, a petroleira Prio (+4,40%) e a fabricante de motores elétricos Weg (+1,97%) foram as três principais contribuições em pontos para o desfecho positivo do indicador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)