Após susto com Lula, dólar volta a cair contra o real
Moeda americana subiu após falas do petista indicarem que compromisso fiscal pode estar em segundo plano no governo
A divisa americana voltou a recuar contra a brasileira no início da tarde desta terça-feira, 16, após bater 5,46 reais com falas do petista que indicavam falta de compromisso do presidente com a meta de zerar o déficit primário ainda este ano.
O dólar recuava pouco mais de 0,50%, aos 5,41 reais, quando as primeiras falas de Lula começaram a circular nas mesas de operações de bancos e corretoras. Os trechos se referiam a comentários do petista sobre não ter obrigação de cumprir a meta fiscal se houvesse “coisas mais importantes a fazer“.
A moeda dos Estados Unidos então disparou 5 centavos de real na meia hora seguinte e avançou em terreno positivo até que novas informações foram sendo somadas às primeiras e moderando o que parecia ser uma fala menos responsável do presidente.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também ajudou a acalmar os investidores destacando um trecho da entrevista em que Lula reforça o comprometimento com o arcabouço fiscal. Nas últimas horas de negociação, a moeda era negociada em queda, na casa dos 5,34 reais.
O Ibovespa, principal índice acionário do Brasil, interrompeu a sequência de 11 altas seguidas e encerrou a terça-feira, 16, em leve queda de -0,16% em um aparente movimento de realização de lucros, aos 129,1 mil pontos.
Do lado negativo, Vale (-1,05%), Prio (-2,30%) e Totvs (-3,5%) foram as principais contribuições para a interrupção da sequência de altas do indicador. Do lado positivo, Itaú (+0,60%), Eletrobras (+0,65%) e Gerdau (+2,15%) encerraram o dia entre as altas mais significativas para o índice.
Os juros futuros também encerraram o dia em queda, acompanhando a melhora das expectativas de cortes da taxa básica americana. Todos os vencimentos locais recuaram durante a sessão, com os prazos intermediários chegando a cair até 8 pontos base, com as pontas caindo um pouco menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)